
O Centro de Tecnologia e Inovação atua em quatro vertentes estratégicas:
Programa de Empoderamento das Pessoas com Deficiência
Tem o intuito de desenvolver ações que instrumentalizem as pessoas com deficiência e seus familiares no exercício da sua autonomia e cidadania.
Conta com diferentes ações para promover a formação e sensibilização sobre assuntos relacionados à Moda Inclusiva, considerando a perspectiva da pessoa com deficiência em seus projetos de vestuário e estimulando o surgimento de ideias inovadoras para atender o mercado.
O programa também oferece apoio à empregabilidade da pessoa com deficiência, estimulando e facilitando a inserção dos profissionais no mercado de trabalho, por meio de ações de busca ativa de candidatos, identificação de habilidades profissionais, encaminhamento para oportunidades de trabalho e qualificação profissional.
Além disso, o programa conta com as ações do Todas in-Rede que tem o objetivo de incidir na promoção do empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social.
Programa de Capacitação de Profissionais
Oferece cursos com o intuito de capacitar, fortalecer e aprimorar profissionais, familiares e organizações da sociedade civil, que atuam e desenvolvem projetos na área da pessoa com deficiência.
O curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais visa ampliar as possibilidades de interação social entre ouvintes e pessoas com deficiência auditiva.
O programa atua em toda região metropolitana de São Paulo e em diferentes municípios do interior e do litoral.
Devido à Pandemia de COVID-19, o curso está sendo realizado de forma on-line para não prejudicar os alunos.
Programa de Apoio às Ações de Inclusão
Tem como objetivo acolher a pessoa com deficiência em locais de fácil acesso, oferecendo serviços e informações importantes para o dia a dia.
Além disso, também incentiva o desenvolvimento de atividades de reabilitação por meio do esporte para promover autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência.
Programa de Produtos Assistivos
Tem o intuito de promover uma vivência prática de reabilitação, a partir de uma realidade virtual proporcionada por equipamentos de Tecnologia Assistiva.
Disponibiliza o robô ARM para ser utilizado em pacientes com paralisia de membro superior, em diversas unidades da Rede Lucy Montoro. O equipamento potencializa o processo de reabilitação dos pacientes, diminuindo o tempo e ampliando os resultados.